terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EU, ÁLVARO DE CAMPOS – Espetáculo Teatral (Monólogo)




Eu, Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)
Adaptação: Júlio Lhenardi
Colaboração: Altair Martins
Concepção Cênica e Atuação: Julio Lhenardi
Produção e Realização: Grupo Artes e Letras
                                                                                                             Arquivo Pessoal/ Especial FF



Júlio Lhenardi (Eu Alvaro de Campos)
O Espetáculo
Eu, Álvaro de Campos (Alguns dos mais conhecidos Poemas deste heterônimo de Fernando Pessoa que estão na Lista das Leituras Obrigatórias do Vestibular da UFRGS), tem como fio condutor o poema “Grandes” que é, por vezes, dividido por outros poemas e por fragmentos de alguns poemas. E, também, por algumas canções (Poemas musicados do autor), executadas em cena por Lhenardi.
O personagem, ao se preparar para uma viagem, transita por entre meio a objetos e peças de roupas, as quais ele vai colocando em uma mala, enquanto faz um retrospecto de sua vida.
“Hoje em véspera de viagem… Uma despedida, uma partida apitada… Pela estrada deserta… E tudo é deserto. Pórtico partido para o impossível. E a luz do sol abafa o silêncio das esferas. Ruídos, injustiças, violências… Depois tudo é cansaço neste mundo subjetivado…. fazendo coisas como versos e vivendo por baixo de coisas como tabuletas. No tempo em que festejavam o dia dos meus anos.”
O Autor
Fernando Pessoa conduz através dos poemas de seu heterônimo, Álvaro de Campos, uma profunda reflexão sobre a relação entre verdade, existência e identidade. Este último fator possui grande notabilidade na famosa misteriosidade do poeta.. Entre todos os heterônimos criados por Pessoa, Álvaro de Campos foi o único a manifestar fases poéticas diferentes ao longo da sua obra. Fernando Pessoa foi marcado também pela poesia musical e subjetiva, voltada essencialmente para a metalinguagem e os temas relativos a Portugal.
Julio Lhenardi, profissional das artes cênicas há 33 anos, residiu por muitos anos em São Paulo, onde atuou com os mais respeitados atores e diretores, dentre eles o diretor Antunes Filho. De volta a Porto Alegre, fundou o Grupo Artes e Letras que, há 12 anos, se dedica a montagens de espetáculos aliando o teatro à educação, direcionados aos estudantes secundaristas e universitários.
Período: 1° a 22 de Abril  - sextas-feiras
Horário: 20h
Local: Teatro Bruno Kiefer - 2° andar
CCMQ - Andradas N° 736
Ingresso: R$ 20,00 inteira e descontos legais.